O aparelho de ar-condicionado reproduz um ambiente interno propício para proliferação de Fungos, Ácaros, Bactérias e Vírus, já que acumula poeira misturada à umidade, frio e calor. Um dos maiores perigos devido à falta de manutenção é o desenvolvimento da superbactéria da pneumonia que pode ser fatal. A Portaria 3.523 foi criada como uma forma de alertar a sociedade para a necessidade dos cuidados com o ar-condicionado e a prevenção de doenças após o registro da superbactéria em exemplares destes aparelhos. A grande vantagem de cuidar do seu ar condicionado é ter mais saúde.

A Refrescar, em parceria com os clientes, preza pelo bom atendimento e excelência nos resultados e assegura um aparelho com bom funcionamento e livre de impurezas, garantindo um ambiente confortável e saudável. Além disso, oferece em São José dos Campos e região um serviço de qualidade para limpeza e manutenção preventiva. Saiba mais!

Quando fazer a manutenção preventiva do aparelho de ar-condicionado

 

A manutenção do ar-condicionado deve ser realizada periodicamente e não apenas quando o aparelho começa a apresentar problemas, como dificuldade de resfriamento, vazamentos ou mau cheiro. A limpeza e manutenção são muito importantes não só para o equipamento, mas principalmente para a saúde de quem tem contato com o local de funcionamento da máquina. Portanto, a manutenção preventiva é essencial para ter um ar-condicionado que auxilie na saúde e bem-estar. A manutenção deve ser periódica do ar-condicionado. Ela evita odores, infecções respiratórias e demais problemas.

Pessoas com problema respiratório, por exemplo, podem evitar muitas situações incômodas se a manutenção periódica for realizada. O ideal é higienizar o aparelho regularmente, afim de garantir o melhor desempenho do mesmo. O ar-condicionado é muito importante para a qualidade do ar, já que ele filtra o ar do ambiente e retém as impurezas e germes. Quando o seu filtro não é limpo, ele fica com a sua capacidade de refrigeração reduzida, pode apresentar barulhos e consumir mais energia. Faça regularmente a manutenção de ar condicionado. Procure uma empresa especializada para a higienização correta.

Para que as empresas sigam a periodicidade recomendada na manutenção dos aparelhos de ar condicionado, existe a implementação do Plano de Manutenção, Operaçõo e Controle (P.M.O.C) de aparelhos e/ou sistema de ar condicionado, que é obrigatória para médias e pequenas empresas com grande circulação de pessoas.

 

Instalação de ar-condicionado para empresas e residencial

 

No caso das residências, a instalação e a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é mais simples. É necessário, no caso da limpeza, atenção aos filtros e também às unidades internas e externas. É sempre recomendado chamar um técnico especializado e capacitado, para garantir que a manutenção e higienização sejam realizadas com segurança e máxima qualidade.

No caso das empresas é preciso ter uma equipe interna treinada tanto para a instalação, quanto para as manutenções ou a contratação de um prestador de serviços.

No caso da instalação, ela deve ser realizada com total segurança.

É necessário ainda um cronograma para a limpeza e manutenção dos aparelhos de ar condicionado.

 

Existe um período certo para fazer a manutenção do aparelho?

 

Para cada ambiente, dependendo o espaço e do uso do ar condicionado, deve ser criado um cronograma com as datas corretas para a limpeza e manutenção dos aparelhos. No caso da manutenção preventiva, é preciso realizar a limpeza do gabinete da unidade interna com pano macio e seco regularmente, bem como limpar a poeira do filtro semanalmente. Mensalmente é recomendado limpar a mangueira e a bandeja de drenagem e verificar o encaixe das aletas.

No caso da unidade interna do ar-condicionado, é recomendado limpar a serpentina (trocador de calor), reapertar os contatos cabos elétricos no borne e substituir os filtros de vitamina C e carvão ativado a cada seis meses. A manutenção deve ser programada. Sempre cheque os filtros de ar, o que é essencial para garantir a qualidade do ar. Afinal, o seu aparelho pode sofrer diversos problemas.

 

Com relação à unidade externa do ar-condicionado

 

Também a cada seis meses, na unidade externa do ar condicionado devem ser limpos a serpentina (trocador de calor) e o sistema de drenagem. Além disso, é indicado reapertar os contatos dos cabos elétricos no borne, os parafusos do gabinete e o conjunto do ventilador (hélice e motor); revisar os contatos de cabos elétricos no compressor, o sensor de temperaturas, os capacitores e o suporte ou calços e se há necessidade de substituir o fluído por vazamento ou baixo rendimento.

E uma vez por ano é preciso trocar as pilhas do controle remoto e checar o isolamento e o travamento da tubulação entre as unidades.

Lembre-se de ter um plano de manutenção definido para o ano inteiro e uma equipe treinada para executar os serviços.

 

Por que fazer a limpeza ou higienização de ar-condicionado?

 

A limpeza e higienização do ar-condicionado reduz o consumo de energia do equipamento, aumenta a vida útil do mesmo e melhor a eficiência, além de diminuir os ruídos e as falhas. O ar fica mais saudável e puro e o conforto térmico também aumenta.

Um equipamento de ar-condicionada limpo é sinônimo de saúde. Aparelhos que não passam por manutenções regulares acumulam poeiras e partículas no ar, que ao alcançar o pulmão aumentam os riscos de infecções e inflamações, aumentando também o risco de doenças pulmonares.

Ares condicionados higienizados evitam a proliferação de colônias de bactérias e de fungos, evitando as doenças como asma e bronquite e até casos mais graves de doenças.

 

Verifique sempre se o filtro está sujo (risco de fungo e bactéria)

 

Ares condicionados higienizados evitam a proliferação de colônias de bactérias e de fungos, evitando as doenças como asma e bronquite e até casos mais graves de doenças. O filtro deve ser limpo regularmente, para minimizar os riscos.

O aparelho de ar reproduz um ambiente interno propício para proliferação de Fungos, Ácaros, Bactérias e Vírus, já que acumula poeira misturada à umidade, frio e calor. Um dos maiores perigos devido à falta de manutenção é o desenvolvimento da superbactéria da pneumonia que pode ser fatal. A Portaria 3.523 foi criada como uma forma de alertar a sociedade para a necessidade dos cuidados com o ar condicionado e a prevenção de doenças após o registro da superbactéria em exemplares destes aparelhos.

 

Estamos em São José dos Campos

 

O clima de São José dos Campos é tropical de altitude com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 19,3 °C, tendo invernos secos e amenos raramente frios. O mês mais quente, fevereiro, possui temperatura média de 22,4 °C, pensando nisso para manter o seu equipamento sempre limpo e em excelentes condições de uso, procure uma empresa especializada. A Refrescar nasceu a partir da Neurocor, uma empresa que comercializa equipamentos para neurologia e cardiologia. Seu idealizador, com mais de 20 anos de experiência na área da saúde, criou esta empresa que busca oferecer a São José dos Campos e região um serviço de qualidade, com o intuito de resolver o seus problemas de temperatura elevada, onde os clientes e beneficiados possam desfrutar de um ar livre de poeira e contaminação

 

Assistência técnica e manutenção corretiva para todas as marcas

 

Procure uma empresa especializada em ar-condicionado, que ofereça instalação em tubulação de cobre, seguindo as especificações do fabricante, conforme o manual de instalação técnica e com garantia de 90 dias do serviço executado. Além disso, que trabalhe a assistência técnica e a manutenção corretiva para todas as marcas, sempre com produto de qualidade, seguindo os procedimentos corretos para o melhor reparo do seu aparelho. Conheça a Refrescar!